quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Oscar: #AskHerMore

Pra quem não acompanha a fanpage do blog, esse ano eu decidi cobrir o evento ao vivo por lá ao invés de fazer um post específico sobre o Red Carpet e os ganhadores aqui no blog.
Conforme as atrizes foram chegaram e as fotos foram sendo disponibilizadas, fui compartilhando por lá e dando minha humilde opinião. Também compartilhei mais alguns vídeos vídeos e, durante o evento em si, anunciei os ganhadores, se eu já sabia quem ia ganhar cada prêmio, essas coisinhas.

Como 862168965 blogs já fizeram seus posts mostrando o que cada um vestiu, não vejo motivo para fazer o mesmo, já que a única diferença entre o meu post e o dos outros seria minha opinião sobre as roupas... e isso vocês podem conferir la na fanpage mesmo. Ainda estou pensando se faço um compilado com os melhores momentos do evento, de repente um post de tendências... mas por hoje vim aqui compartilhar com vocês sobre uma campanha a #AskHerMore.



Uma coisa que sempre me incomodou, tanto nas coberturas que os blogs fazem no "pós-evento" quando nas entrevistas das próprias emissoras americanas (com destaque para as do E!) é que, enquanto muita coisa é perguntada para os atores sobre o filme pelo qual estão concorrendo, carreira, etc, para as mulheres é só "o que você está vestido?", "foi fácil escolher?", "quanto tempo você demorou se arrumando?" e coisas do gênero. Claro, as roupas são uma parte importante do Red Carpet, muito tempo e dinheiro é gasto na escolha do visual certo e blábláblá, mas ultimamente todo mundo está lá para ser reconhecido (ou prestigiar outros sendo reconhecidos) pelo seu trabalho, sua carreira - e isso ficar totalmente no segundo plano (isso quando aparece em qualquer plano que seja) é meio revoltante.

E é justamente disso que se trata a #AskHerMore - tentar fazer com que os repórteres, nesse tipo de evento, literalmente perguntem mais às atrizes, valorizando o trabalho delas e não só a beleza - afinal elas são atrizes, não bonecas. A hashtag foi criada pelo The Representation Project, que organiza várias campanhas pela igualdade de gênero e valorização da mulher - e o cinema é um dos mercados onde ainda existe muita desigualdade de tratamento, de salário, de bons papéis entre homens e mulheres.

The campaigners using the #AskHerMore hashtag have one demand: Instead of asking women on the red carpet questions that focus only on their appearance, fashion choice, or diets, ask them serious questions that acknowledge their accomplishments and talent.

No vídeo abaixo vocês podem ver a reação de algumas atrizes à esse tipo de pergunta ("você estava usando roupas de baixo?" - hora se isso é pergunta que se faça?):




Vocês podem saber mais sobre o #AskHerMore lá no BuzzFeed - a postagem original, em inglês, é mais completa.
http://www.buzzfeed.com/rossalynwarren/do-you-do-that-to-the-guys
http://www.buzzfeed.com/arianelange/os-indicados-ao-oscar-deram-respostas-perfeitas-pa#.esYmO0ROo

3 comentários:

Betty Gaeta disse...

OI Vi,
O E! é um canal mais voltado para moda e fofocas, não dá para cobrar deles outra postura, pois eles colocam para cobrir o Red Carpet, o pessoal do Fashion Police.
Bjs

Ana Maria Brogliato disse...

Bom dia Vi,
Este ano não acompanhei a cerimônia do Oscar e os modelitos que passaram pelo Red Carpet, só vi mesmo algumas coisas pelo face depois.
Marquei voce em uma tag, veja lá no blog, mas fique à vontade para responder ou não.
Beijos
www.viagensebeleza.com

Lia Christo disse...

Oi Vi, tudo bem?
Em primeiro lugar quero agradecer pela sua visita e comentário lá no blog. E achei super interessante e válida esta campanha. Acho que tem tudo pra emplacar e acabar trazendo bons resultados.
Devemos mesmo ser tratadas com mais respeito e igualdade.
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br