quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Eu fiz: Pizza Integral

Faz tempo que não compartilho uma receitinha com vocês - na correria do dia-a-dia não estava cozinhando nada muito empolgante, que desse vontade de compartilhar.

Quem acompanha o blog deve conhecer a TAG Mais Saudável, Mais Magra (que por sinal também não é atualizada faz um tempinho), na qual conto minha jornada em busca de um estilo de vida - e de um corpo - mais saudável. A receita de hoje se enquadra  muito bem nessa busca pela saúde, sem deixar de lado as pequenas coisas que fazem a vida mais feliz: vou mostrar pra vocês como eu faço a minha massa de pizza integral. Se você é como eu, e adoro um petisco saudável, é uma boa receita pra matar a vontade de pizza sem comprometer a dieta.

Imagem retirada do Google Images - já que no auge da fome esqueci completamente de fotografar a minha pizza

Pra fazer a massa de pizza, você precisa de:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 colher (de sopa) de fermento biológico em pó
1 colher (de chá) de sal
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Leite (desnatado ou semi-desnatado) até dar o ponto

Para preparar não tem como ser mais simples, já que é só misturar todos os ingredientes com as mãos, adicionando o leite morno (cuidado pra não esquentar o leite demais e se queimar) aos poucos, até formar uma bola (pode ficar um pouco mais firme do que massa de pão), que não gruda mais (tanto) nas mãos.
E o melhor: não precisa nem esperar crescer!
Com essa receita, é só abrir a massa em uma forma de pizza untada e já mandar pra dentro do forno pré-aquecido, em temperatura média.
Quando a massa estiver seca, mas ainda não completamente assada (leia-se, ainda está branquinha e macia, ao contrário do levemente dourado e crocante final), você tira ela do forno, adiciona a cobertura de sua preferencia, e coloca ela no forno novamente para até as bordas começarem a dourar e ficar crocantes e o queijo derreter.

Mas não adianta nada fazer uma massa 100% integral e encher de queijos bem amarelos, gordurosos e calóricos por cima, além de outras coisas que todo mundo sabe que não fazem muito bem pra saúde, como aquela linguiça toda marmorizada de gordura. Na última que eu fiz, eu usei, na ordem: molho de tomate caseiro, queijo gruyère, milho ao vapor e folhas de espinafre refogadas.
Para uma pizza ainda mais saudável, você pode misturar o queijo de sua escolhe com a mesma quantidade de ricota ou cottage, que são bem mais leves. As opções de vegetais diferentes que você colocar na cobertura é ilimitada - escolha os que você mais gosta e combinem entre si (de nada adianta fazer pizza de beringela se você odiar beringela - a proposta não é ser apenas saudável, mas saudável E gostoso). Se você quiser adicionar alguma proteína, dê preferencia as carne "in natura", ao invés dos embutidos. Por exemplo: ao invés de peito de peru defumado, que tal usar frango desfiado ou em pedacinhos? Assim você controla também o consumo de cálcio e diminui a ingestão de conservantes e corante artificiais.

Espero que tenham gostado da receitinha e das dicas!
Alguém tem alguma sugestão de cobertura de pizza super saudável para compartilhar?

8 comentários:

Janaína Santos disse...

Hum que delícia, adorei a receita!!!
Bjs
janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

Liz Albuquerque disse...

adorei a receitinha!!! Vou ver se faço!! adoro essas coisinhas integrais :D

Passando para desejar um ótimo dia!
Liz<3
The Red Lil' Shoes Blog
http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

Ingrid Sodré disse...

Que susto, achei que você tinha feito essa pizza maravilhosa, já ia perguntar qual a magia que usou. HUAHUA Sou louca para fazer pizza, mas não tenho a forma. D: Vou guardar a receita, porque em breve criarei vergonha na face e comprarei a forma.

Robertta Vieira disse...

Hmm, parece ser muito bom !
Vou tentar fazer algum dia !

Beijos ...

http://criatividadesdarooh.blogspot.com

Andréia Harter disse...

Adorei a dica...ótima para o verão

bjs

rocha disse...

Ótima receita
parece deliciosa

rocha disse...

Nossa não consigo assinar o
FeedBarner do seu blog e bazar

Gisa Souza disse...

Huuummmm..! que delicia, quero fazer!