terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tela Pequena: Sookie Stackhouse: TV x Livros

Quem acompanha o blog já sabe que eu leio e adoro a série de livros da Sookie Stackhouse, da autora Charlaine Harris (resenhas aqui e aqui), que inspiraram a série da HBO True Blood. Conheci a autora e sua mais famosa personagem através do seriado, e não consegui mais largar.



Sabem quando fazem um filme baseado em um livro, que faz com que muita gente apenas assista o filme ou leia o livro com medo de uma mídia estragar a surpresa da outra? Bem, isso não acontece aqui.
A primeira temporada realmente é MUITO similar ao primeiro livro, mas da segunda em diante as coisas começam a se distanciar cada vez mais: como alguns personagens que não eram muito importantes na série de livros ou mesmo que morreram tem grande destaque na TV, conquistando fãs, muitas modificações foram feitas nas histórias para incluí-los - além disso, mesmo os nomes coincidindo, muitos tem personalidades completamente diferentes nas duas mídias.

E qual é a melhor história? Eu adoro as duas! Na TV, principalmente na última temporada, existe muuuuito mais sangue que no livro; no livro, a Sookie é mais "safadinha", não é tão ingênua e romântica como na tela; o vampiro Bill ainda é mais bocó no livro; o Eric é praticamente o mesmo =X. Enfim, são histórias diferentes, adaptadas para o meio em que são vinculadas.



A grande diferença de um pra outro é que os livros foram todos escritos sobre o ponto de vista da protagonista, Sookie Stackhouse, sendo que o que se sabe dos outros personagens é apenas o que ela acha deles, o que ela sabe e percebe. Já no seriado, os outros personagens ganham mais destaque, e foi preciso desenvolver aspectos de personalidade não presentes nos livros para que eles ficassem mais "reais".

Não vou dar mais detalhes senão vai ser inevitável soltar algum spoiler... pra quem ficou curioso, nesse site tem detalhes das diferenças entre uma história e outra, além de muitas outras informações sobre as séries, tudo cheeeeeeio de spoiler.

3 comentários:

Unknown disse...

Eu amooooooooooo True Blood! E quero ler os livros!!!


Beijinhos, beijinhos!
Tamiris Bockmann!

By Paloma Soares disse...

Boa tarde lindona
nunca assisti nenhum rs

Fique com Deus, bjim Pink
WWW.bypalomasoares.blogspot.com.br

Unknown disse...

Assisti toda a minissérie e confesso que o final me decepcionou um pouco. Nunca li os livros e confesso que nem sabia que existia. Rsrsrsr
Adorei o post e vou procurar os livros para ler. Bjus