quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Eu fiz: Cookies de Laranja com Chia

Fiz esses cookies para o Natal - sempre sou eu que faço a ceia, mas esse ano não estava muito empolgada e meu pai que fez, então pra não dizer que não ajudei em nada, fiz esses cookies.



A chia é meio que a nova semente da moda: mais ou menos de seis em seis meses todas revistas/sites/blogs/etc que tratam de nutrição começam a falar exaustivamente sobre algum alimento diferente, que teria 89468723 propriedades, vitaminas, minerais e todas essas coisas boas. O bom disso tudo é que cada vez encontramos mais ingredientes para uma dieta variada, não só em lojas especializadas em alimentos naturais como em qualquer supermercado de grande porte.

Se, apesar disso, vc não encontrar a chia pra vender e quiser fazer esses cookies (a marca Jasmyne  vende), pode substituir por gergelim cru (o torrada iria deixar um gosto muito forte) ou semente de papoula.

Os ingredientes são:
140g de manteiga ou margarina (em último caso pode ser azeite de oliva tbm)
1 xícara de açúcar (dá pra fazer com adoçante culinário também, ou com uma mistura dos dois)
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de fermento em pó (químico)
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de chia
raspas da casca de duas laranjas

Tem receitas que pedem que vá acrescentando as coisas aos poucos e batendo umas, e não batendo outras... essa não tem frescura: é só misturar tudo, menos a chia. Se vc tiver dificuldade em deixar a massa lisinha e ela ficar toda empelotada, um daqueles mixers de mão resolve o problema (ou mesmo uma batedeira). Quando a massa estiver lisinha e homogênea, só acrescentar as sementes.

Na hora de fazer biscoitos eu sempre forro a forma com papel manteiga, já que por mais que ela esteja bem untadinha sempre acaba grudando um pouco. Com a ajuda de duas colheres de chá, vá despejando pequenas quantidades da massa (conforme o tamanho de cookie que vc quiser - só não esqueça que eles crescem um pouquinho), deixando pelo menos dois cm de espaço entre cada biscoito pra não formar um grande biscoitão disforme depois de assar - nada contra os biscoitões disformes, afinal o gosto é o mesmo, mas a ideia não é essa hj.
Daí é só assar em forno médio, até os biscoitos crescerem, ficarem sequinhos por fora e der pra ver o douradinho em volta.

Eles ficam bem gostosinhos, macios e com um sabor de laranja suave. A chia não altera o gosto, apenas adiciona vitaminas e minerais e um pouco de crocância. Rende mais ou menos um vidro e meio desses da foto.


Se alguém mais fizer, me conte como ficou!

2 comentários:

Emilia disse...

Oi Vi, tudo bem?
Já anotei a receita desses cookies, parecem ser deliciosos.
Já estou seguindo seu blog flor.
Beijão.

blog: www.rotinadeboneca.com.br
fan page: www.facebook.com/RotinaDeBoneca

Dea disse...

Vi, seus cookies parecem bons
Eu coloco chia no suco, mas o ruim é q empelota tb rs
bjooos