quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Eu li: Many Bloody Returns

O livro "Many Bloody Returns - Tales os Birthdays with Bite" é uma coletânea de histórias envolvendo vampiros e aniversários, organizada por Toni L. P. Kelner e Charlaine Harris (a autora das histórias da Sookie Stackhouse, que inspiraram o seria True Blood, da HBO) - por sinal, foi a primeira coletânea organizada pela autora. Eu sei que a Charlaine já lançou outra coletânea agora, que se chama Home Improvement, mas essa eu ainda não comprei, e que também lançou em 2008 uma chamada "Wolfsbane and Mistletoe" ( o Many Bloody é de 2007).
Como se pode imaginar, existe uma historinha da Sookie no livro... bem curtinha e que não faz muita diferença na história "oficial" (a dos livros), mas que não deixa de ser boa por isso. Achei muuuito melhor que o último livro da série que eu li, o Dead Reckoning, que resenhei brevemente aqui no blog já.

Os autores que participaram, na ordem que aparecem no livro e suas respectivas histórias:

Charlaine Harris - Dracula Night

Christopher Golden - The Mournful Cry os Owls
Não gostei, achei adolescente demais e meio fora do tema do livro, pois não existe exatamente um vampiro na história (apenas uma criatura similar a um vampiro).

Bill Crider - I Was a Teenage Vampire
Como o título já diz, também é adolescente... mas o enredo é envolvente, embora já se saiba o que vai acontecer desde o início.

Kelley Armstrong - Twilight
Não tem absolutamente nada a ver com a série Twilight. Uma das melhores histórias do livro, embora também uma das mais curtas.

Jim Butcher - It's My Birthday, Too
Não é nada expetacular, mas é muito bem escrito e tem uns toques meu "Carrie".

P. N Elrod - Grave-Robbed
Gostei desse conto, misturando vampiros e histórias de investigação. O personagem principal da história também tem sua série de livros (como a Sookie Stackhouse), que se chama The Vampire Files. Acho que daria um ótimo seriado.

Rachel Caine - The First Day of The Rest of Your Life
Outro conto que não tem nem sal nem açúcar.

Jeanne C. Stein - The Witsh and the Wicked
Um conto gostoso de ler, mas que seria bem melhor se a história tivesse mais umas 30 páginas, já que acaba na melhor parte.

Tanya Huff - Blood Wrapped
Também é uma história de inverstigação, porém essa não me agradou muito.

Carolyn Haines - The Wish
Gostei bastante dessa história... embora seja extremamente curta, ela dá enfase as partes certas, o que faz com que o leitor realmente se identifique com a personagem - mesmo ela vivendo uma situação que não aconteceria na vida real. Fiquei interessada em conhecer outros trabalhos da autora.

Tate Hallaway - Fire and Ice and Linguini for Two
Outra história muito bem escrita... as melhores histórias do livro (tirando a "The Wish") são aquelas que tem como protagonistas personagens que já existiam em outros livros, provavelmente pq o autor teve tempo de desenvolver mais características em cada um, deixando mais fácil de acreditar que eles realmente pudessem existir e que o mundo deles é possível.

Elaine Viets - Vampire Hours
Não está entre minhas preferidas, mas não é de todo ruim. O destaque é que a personagem principal é uma mulher com problemas comuns, diferente das jovens ingenuas e apaixonadas da maioria das histórias de vampiro.

Toni L. P. Kelner - How Stella Got Her Grave Back
É uma autora de sucesso, mas que nunca havia escrito histórias de vampiro antes... até que deu certo, embora não esteja nas minhas favoritas do livro.



Como um todo, o livro é gostoso de ler e te leva pra longe dos problemas do mundo (histórias sobrenaturais tem esse poder). Tem seus autos e baixos, mas nenhuma história chega a ser ruim.

A melhor parte dessas coletâneas é ter a possibilidade de conhecer autores novos - selecionados por um autor que vc gosta. Logo logo encomendo o Home Improviment.

A parte negativa é que até onde eu sei o livro não foi traduzido para o Brasil, então só em inglês mesmo (pelo menos por enquanto)

2 comentários:

Gih Gavazzi disse...

Vi eu já li esse e mais outros 4 da autora.
eu gosto da narrativa dela, nem sempre corresponde com o que eu espero mas prende a gente ao livro
kisses

Unknown disse...

Sou apaixonada por true blood, mas ainda não li nehum livro da série ou da autora!Bem interessante a ideia desse livro neh? Gostei da resenha!!!

Beijinhos, beijinhos!
Tamiris Bockmann