terça-feira, 6 de novembro de 2012

Mais saudável, mais magra - Parte 2

A parte 1 do meu projeto consistia em acordar mais cedo pra tomar o café em casa... e está sendo muuuuuuuuuito difícil. Tem dias que consigo, tem dias que não - ultimamente não tenho conseguido dormir de noite, o que torna tudo muito mais difícil. Tudo culpa desse tal de stress, que deixa nosso organismo todo maluco. Se existisse uma fórmula mágica para acabar com ele...
Nos dias que eu realmente consegui tomar o café em casa, notei que não aguentava até o almoço, precisava comer alguma coisa antes - e consequentemente, comia menos no almoço. E todos os especialistas dizem que o ideal é comer porções menores ao longo do dia, ao invés de grandes refeições. Mesmo não conseguindo ainda COMER no café da manhã, já é um grande passo na direção certa.
Agora, a segunda mudança:

RESTRINGIR O REFRIGERANTE AOS FINAIS DE SEMANA

Eu aaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmmmmmmmmmmoooooooooooooooo Coca-Cola. Uma vez, muitos anos atrás, quis eliminar o refrigerante totalmente do meu cardápio e, depois de uns 4 meses, sonhava TODA  a noite com Coca-Cola. Todo mundo já consegue imaginar que um dia eu tomei tipo 4 litros dela né. Restrição absoluta de qualquer alimento não é das melhores ideias por causa disso.
Minha deliciosa coca-cola vem cheinha de açúcar e calorias, além de toneladas de sódio e do gás, que causa inchaço.



Eu não tomo refrigerante diet... você ainda toma? Eu sei que muuuuuitas mídias já falaram no assunto, mas não custa nada repetir (Todo mundo fala de métodos contraceptivos e ainda tem muita adolescente grávida né? Informação nunca é demais.)
Na Universidade do Texas, pesquisadores trabalharam com 474 adultos durante 10 anos. Aqueles que bebiam refrigerante diet com frequencia engordaram (aumentaram a circunferencia abdominal) mais que os que não tomaram - e quem mais tomava, mas ficava pançudo.
Mas como? Pelo menos por enquanto, a resposta é que vc engana seu corpo quando consome dietéticos: ao sentir o gosto doce, o corpo se prepara para digerir o açúcar, aumentando a produção de insulina e a salivação. O corpo fica esperando um monte de calorias e não recebe nenhuma... e ele vai dar um jeito de conseguir essas calorias: a fome não passa, a vontade de comer besteira também não. E lá vai vc na padaria comprar uma bomba de chocolate. E mesmo se vc não for, como o corpo não absorveu nenhuma caloria, entra no modo "economia de energia", ou seja, desacelera seu metabolismo.



Mesmo tendo várias calorias (alguns mais, outros menos), os sucos naturais de frutas ainda são a melhor a opção pra quem não quer ficar só na água. Eles tem açúcar sim - aquele que vem na própria fruta -, mas também tem um monte de vitaminas e minerais.
Como eu não tenho tempo pra fazer meu próprio suco todos os dias, nos dias em que eu não fizer vou tomar suco de soja (muita gente não gosta, mas eu gosto) ou suco concentrado tipo Maguary.

2 comentários:

Ananery Magalhães disse...

Estou cortando refrigerante da minha vida mais ta dificil =/
bjao flor

Aninha
www.coisasdaaninha.com.br

Anônimo disse...

Eu estou sem tomar refrigerante desde setembro qdo comecei minha RA e desde então estou pesquisando sobre alimentação, receitas saudáveis. Já emagreci 12 kg desde então. Dias desses pesquisei sobre a coca-cola e tomei um susto qdo li o texto abaixo. Bom sei q é muito difícil, meu marido diminuiu e muito o consumo mais ainda nao conseguiu parar, mas como vc disse informação nunca é demais, tirem suas conclusões, segue o texto:

Além da composição do xarope incluir o subproduto das folhas de coca, o refrigerante também possui a cafeína; uma porção de 200 ml (copo) de Coca-Cola, por exemplo, contém 19 miligramas (mg)de cafeína. Além disso, o refrigerante também leva entre 10 a 12 % de açúcar. Isso equivale a 240 gramas de açúcar na tradicional garrafa de 2 litros.
Confira os efeitos colaterais da Coca-Cola em seu organismo após beber um copo de 500ml:
• 10 minutos – Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.
• 20 minutos – O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).
• 40 minutos – A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.
• 45 minutos – Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.
• 60 minutos – O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.
• 65 minutos – A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.
• 70 minutos – O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Mais um detalhe: A Coca Light e agora a Zero tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores como uma bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso.
O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir e 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.
Para transportar o xarope de Coca-Cola, os caminhões comerciais são identificados com a placa de "Material Perigoso" que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos. Dizem que os distribuidores de Coca-Cola têm usado a coca para limpar os motores de seus caminhões há, pelo menos, 20 anos.