segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Pérolas

Há uns anos atrás as pérolas eram consideradas ultrapassadas, coisa de vó mesmo.
Mas thank God isso mudou, e o clássico se firmou como peça atemporal e extremamente elegante. Seja num look clássico e adulto ou numa produção jovem de inspiração retrô, vemos pérolas para todos os lados.



As pérolas não precisam de lapidação, já são "produzidas" com seu brilho característico.
Elas surgem quando algo estranho (grãos de areia, pequenos insetos, basicamente qualquer coisa) entra na concha do molusco. Ele produz uma secreção que envolve o intruso, formando a pérola. O formato da pérola vai depender do formato do intruso, mas normalmente é esférica. Suas cores variam entre branco, preto, rosáceos e beges, tons azulados ou esverdeados.



Antigamente, quando não se produziam ostras em cativeiro, a pérola era extremamente rara e cara. Não só vc tinha que pegar o molusco, como tinha que dar sorte dele ter sido invadido. Com as fazendas de ostras, os intrusos são inseridos nas ostras, o que garante uma alta taxa de aproveitamento. Além disso, existem fazendas específicas para as ostras que produzem tipos especiais de pérolas (as negras, por exemplo), que antes eram um dos materiais mais raros do mundo.
Dizem que Cleópatra dissolveu pérolas em seu vinho na frente dos generais romanos, para mostrar o poder e riqueza de seu reino.

Coco Chanel foi a grande responsável por trazer as pérolas definitivamente para a moda. Além disso, sua marca não comercializava apenas pérolas legitimas, como também imitações de alto nível - aqueles colares longos de várias voltas seriam os olhos da cara se não fossem as pérolas artificiais.

Ainda que o preço tenha caído muito, pérolas naturais continuam não tendo preço acessível. Mas se encontram boas opções no mundo das bijus. As de melhor qualidade são muito parecidas com suas irmãs ricas, mas mesmo as mais vagabundinhas já são muito bonitas e apenas pessoas "entendidas" vêem a diferença.



Para conservar suas pérolas legitimas, lave-as apenas pano úmido e guarde-as separadas de outras jóias, envolvidas em flanelas. Evite AO MÁXIMO o contato com qualquer produto químico, incluindo cremes, perfumes e protetores solares.



Mais informações sobre o processo de produção de pérolas, e outras curiosidades, vcs podem encontrar aqui.

2 comentários:

Viva como se você estivesse lá e você estará disse...

Bom dia Vi, encontrei seu site e adorei . amo perolas ,mesmo
que claro não seja verdadeiras , e os cintos também são maravilhosos.
parabéns por seu Blog...um grande beijo.
seguindo seu Blog e curtindo sua página ..também tenho uma se puder conhecer ...ficarei feliz.beijos.
http://videosdasol.blogspot.com.br/
http://www.facebook.com/pages/Sol-Tamalyn/108189186032262

Jane disse...

Que coisa linda!
Pérolas é umas das pedras que mais acho linda e chique!