terça-feira, 18 de setembro de 2012

Eu fiz: Depilação à Laser

Fonte: google images
Muito se fala da depilação a laser, tanto bem quanto mal. Vou escrever (brevemente) um pouco sobre o método e a minha experiência:
A palavra LASER é uma abreviatura da língua inglesa para "Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation" (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação). Cada comprimento de onda de laser tem uma função específica, por penetrar em diferentes profundidades na pele. Além dos lasers específicos para depilação existe aquele que promove rejuvenescimento facial, tratamento de varizes, remoção de tatuagens, entre outros.

Depilação à laser e Luz Intensa Pulsada não são a mesma... o laser é um tratamento muito mais seguro, além de mais durável.

A modalidade de depilação a laser que eu fiz foi a Light Sheer. Quanto mais escuro e grosso for o pelo, mais rápido e eficientemente ele responde ao tratamento, que não é indicado para penugens ou pelos brancos (não é muito eficaz para buço, por exemplo). Além disso, o tratamento responde melhor à peles claras, principalmente pelo contraste de cor entre pele/pêlo.

O laser emite um tipo de luz que é absorvido pelo bulbo produtor do pelo (na raiz), queimando o mesmo. Assim, aquele bulbo "morre", não produzindo mais pelo definitivamente.

Fonte: google images
Então a depilação é 100% definitiva? Não, pois o organismo é capaz de produzir novos bulbos, numa velocidade que varia de pessoa pra pessoa e pode ser estimulada por variações hormonais. Estima-se que cerca de 10% dos bulbos sejam renovados por ano, portanto o laser é uma depilação duradoura, porém não é definitiva, sendo necessárias sessões de manutenção.

Eu fiz a depilação na virilha (já fiz 3 sessões e tenho 2 mais já pagas), que é o lugar mais comum para se fazer esse tipo de procedimento, devido ao desconforto proporcionado pela depilação a cera e ao aparecimento frequente de pelo encravados, principalmente onde fica o elástico da calcinha.
Os resultados da depilação variam conforme cor da pele, a grossura do pêlo e o organismo de cada pessoa. Seis sessões são suficientes para eliminar entre 50 e 90%, e a duração varia bastante. Com 3 sessões já feitas, eliminei uns 60% dos pêlos, e os pêlos encravados já acabaram completamente.

Se alguém disser que não dói, é porque o aparelho não esquenta o bulbo na temperatura necessária (cerca de 60%) para ele ser eliminado, e portanto o processo não é muito eficiente. DÓI SIM, E MUITO. Mais que depilação com cera, inclusive. Eu compararia com a dor de tatuagem... A vantagem é que a aplicação é bem rápida, menos de 5 minutos para virilha, por exemplo.

Os efeitos indesejados são mínimos se a aplicação for bem feito, como vermelhidão que passa em torno de 24h, bolinhas vermelhas que também não duram ou leve inchaço e desconforto. Caso o laser seja mal ajustado, pode causar queimaduras, portanto é importante fazer o procedimento numa clínica confiável com profissionais habilitados. No google images vocês podem achar várias imagens de queimaduras causadas por laser, mas até onde eu sei isso é incomum e eu não tive nenhum tipo de reação além de leve sensibilidade na pele no primeiro dia.

O pelo não sai na hora que o procedimento é feito (tirando alguns poucos). Ele vai caindo aos poucos, conforme o corpo vai eliminado os bulbos "torrados". O processo de queda demora de 2 à 5 semanas, por isso é recomendado uma sessão a cada 30 ou 40 dias.

Fonte: google images

Este post tem caráter apenas informativo... é importante, antes de fazer qualquer procedimento, consultar um profissional de saúde na área (nesse caso, dermatologista) para ele indicar o tipo ideal de depilação para o seu caso, cuidados, contra-indicações, entre outros.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa...eu fico super com medo de fazer...bom post...mas acho que vou continuar na cera...rsrs

@njinh@ disse...

eu faço nas axilas. vale MUITO a pena! na primeira sessao os pelos ja ficaram bem "falhados".
vou ver se tomo coragem e começo a virilha tb! :)
desculpa a perguntinha indiscreta... mas ate onde vai a depilaçao a laser da virilha?

Simone Aline disse...

OI VI,
obrigada pela visita no meu Cantinho! =)
Caramba, eu sou bem resistente a dor... e comparando com a depilação com cera, aff... mil vezes a laser!!! Pra mim a depilação com cera foi extremamente "brutal" (tanto que só fiz uma única vez pra nunca mais!). Tenho uma tatuagem no pulso, mas tb não doeu pra fazer... ou eu senti a "mesma" coisa que sinto na aplicação do laser...rsrsrs Mas acho ambas beeeeem suportáveis. Pra mim, tanto a tatuagem como a depilação a laser geram apenas um "leve" choquinho, bem leve mesmo...
E a vantagem... aff!!! Os resultados visíveis são compensatórios!!! =))))
Bjks!

Jane disse...

Queria muito fazer depilação a laser! Tenho uns pelinhos que sempre incomodam e queria me livrar pra sempre! rs