segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reaproveitamento de latas diversas

Uma das bases do desenvolvimento sustentável é a diminuição do lixo, que é dividida em três princípios básicos, os 3 Rs: reutilizar, reaproveitar e reciclar. 
A reciclagem deve ser sempre a ultima alternativa, pois os processos envolvidos envolvem grande quantidade de energia, água tratada e, muitas vezes, produtos químicos poluentes.
Devemos utilizar cada objeto o máximo de tempo de possível (reutilizar) e, se possivel, adquirir usados e doar/vender coisas que não precisamos mais ao invés de jogar no lixo - dando sobrevida a algo que de outra maneira seria apenas dejeto.
Já o reaproveitamento envolve dar uma nova utilidade aos objetos. Vou dar hoje para vcs dicas de como reaproveitar latas diversas.


Fonte: reprodução

Uma lata vazia forrada com papel de presente e uma fita e vc tem uma embalagem para presentear super original! Para ficar ainda mais ambientalmente responsável, ao invés de papel de presente vc pode utilizar gravuras retiradas de revistas ou recortar reportagens interessantes e fazer uma montagem... com papel contact fica mais resistente a pessoa presenteada ainda pode utilizar como porta-treco!

Fonte: reprodução

Latas pequenas (de milho, ervilha, creme de leite, etc) podem virar porta-trecos de visual moderno para materiais de escritórios... podem ser forradas tbm, mas o visual metalico delas fica bem bonito... podem ser coladas em placas de mdf ou alumínio e aplicadas na parede, para liberar espaço na mesa.

Fonte: reprodução

Latas de diversos tamanhos  podem ser pregadas na parede e virar um jardim suspenso de flores para espaços pequenos... ou, melhor ainda, uma horta de temperos, para uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos.

Fonte: reprodução

Para quem é um pouco mais habilidoso, latas de tinta podem virar lindas luminárias de jardim... só fazer um padrão bonito utilizando pregos e martelo e colocar a extensão da lâmpada dentro, ou velas para uma festa de jardim aconchegante (importante que a lata esteja bem fixada... e lembrando que metal esquenta bastante).

Fonte: reprodução

Mini jardins de parede são muuuuuuuuuuuuuito lindos...pedrinhas ou areia, plantinhas de pequeno porte, como cactos, talvez um enfeito ou outro... no caso da foto foi utilizada uma tapa de metal e um semi-círculo de acrílicos... alguns potes já vem com a tampa transparente, dai é só cortar uma abertura...


Fonte: reprodução

As latas podem servir também como forma para panetones ou bolos diversos para presentear... com o cuidado para utilizar latas de não tenham extremidades cortantes. pode ser feito também com embalagens vazia de pringles.


Fonte: reprodução
Latas de alimentos ficam lindas como suporte para utensílios de cozinha... eu usaria as de sopa campbell. Sempre lixe bem a parte superior, ninguém quer um corte...

Se você faz algum tipo de reaproveitamento, me conte que eu divulgo!

5 comentários:

Stéphanie Oliveira disse...

Quanta criatividade! Amei as ideias, bem originais. Além de deixar o ambiente mais charmoso ainda contribui com o meio ambiente, né?

http://tvfabulous.blogspot.com

Bjs,
Sté

Tatty disse...

Amei as inspirações com as latinhas!
Vim retribuir sua visita e já estou seguindo!
Bjs, Tatty


http://www.suspirofashion.com.br/

Nicolli Bassani de Freitas disse...

Ameei, muito criativo!!!

Priscila Lucas disse...

Adorei tudo,depois de ver essas coisas lindas,fico pensando em que eu poderia ter feito.

Jane disse...

Sabe que eu curti!
Se fossem me falar, eu acharia estranho, mas vendo as fotos, achei muito legal!